sábado, 4 de junho de 2011

Assembleia dos trabalhadores vota redução da jornada sem redução de salário e direitos na Embraer

Os trabalhadores do 2º turno da Embraer Faria Lima, em assembleia, nesta sexta, votaram a pauta de reivindicações a ser discutida com a empresa na próxima segunda-feira, dia 6. Os trabalhadores querem a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários e sem banco de horas.






 Sindicato e a Embraer reúnem-se, na segunda, às 14h, para discutir sobre a situação dos trabalhadores e a redução da jornada de trabalho. O pedido de reunião partiu do Sindicato, que desde 2009 alerta sobre a necessidade urgente de a Embraer adotar a jornada de, no máximo, 40 horas semanais como forma de garantir os atuais postos de trabalho, gerar mais contratações e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.
O encontro acontece um mês após o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, ter afirmado que iria entrar em contato com a Embraer para pressioná-la a abrir negociação com o Sindicato. A reunião será com o vice-presidente executivo de Operações da empresa, Artur Coutinho.
Em janeiro deste ano, o Sindicato também levou o assunto para o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Ele afirmou, na ocasião, que a Embraer tem todas as condições de negociar sobre redução da jornada. Até mesmo uma carta para a presidente Dilma Rousseff foi enviada, pelo Sindicato, com o objetivo de discutir sobre o assunto.
Há mais de dois anos, o Sindicato vem pedindo abertura de negociação com a Embraer para discussão da redução da jornada. Entretanto, a empresa sempre mostrou resistência, recusando-se até mesmo a dialogar com o Sindicato.
A Embraer é hoje a empresa do setor com a maior jornada no mundo no setor, com 43,5 horas semanais. Na Airbus, por exemplo, a jornada é de 35 horas. Na Boeing-MacDonnel e na Bombardier, são 40 horas semanais.
"Esta é uma antiga reivindicação dos trabalhadores e que tem de ser atendida com a máxima urgência. Explicamos aos trabalhadores que a discussão na reunião será em torno da redução de jornada de trabalho para 40h semanais, de segunda a sexta-feira, sem redução de salário e sem qualquer tipo de redução ou flexibilização de direitos”, afirma o vice- presidente do Sindicato, Herbert Claros.
“Essa reunião é um importante avanço. Esperamos que a Embraer ouça as reivindicações dos seus trabalhadores e negocie com o Sindicato, o legítimo representante da categoria, a redução da jornada na empresa”, disse Herbert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário