quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Trabalhadores da Embraer aprovam reajuste de 9,5%

Os trabalhadores da Embraer aprovaram, em assembleia, nesta quinta-feira, dia 3, a proposta de 2,42% de aumento real mais inflação, o que deve totalizar um reajuste em torno de 9,5%. Também foi aprovada a mudança da data-base de novembro para setembro, uma das principais conquistas desta Campanha Salarial.

A proposta de reajuste para os trabalhadores do setor aeronáutico foi apresentada pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na última terça-feira, ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas. O índice foi um grande avanço em relação ao início das negociações, quando a patronal insistia em aplicar apenas 1% de aumento acima da inflação. Ao final, os metalúrgicos do setor aeronáutico conquistaram o mesmo aumento real obtido no restante da categoria.

A proposta foi aprovada por trabalhadores do primeiro e do segundo turno da Embraer. A partir de sexta-feira, dia 4, a votação será feita pelos metalúrgicos das outras fábricas do setor aeronáutico que ainda não fecharam acordo.
Em todas as fábricas do setor, os trabalhadores já haviam entrado em estado de greve para pressionar a Fiesp, que representa o grupo patronal nas negociações, a atender às reivindicações da categoria. 

A mudança da data-base era uma reivindicação histórica, que sempre enfrentou resistência principalmente por parte da Embraer. Com a mudança, a partir de 2012 os metalúrgicos da Embraer passam a ter a mesma data-base do restante da categoria, o que fortalece nossa luta na Campanha Salarial.

“Foi, sem dúvida, uma grande vitória dos trabalhadores de todo o setor metalúrgico. Fizemos grandes mobilizações que pressionaram os patrões e mostraram que a categoria metalúrgica não aceita propostas rebaixadas. Demos uma lição de luta”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros da Silva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário