sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Trabalhadores da Embraer, votam em Plebiscito para 10% do PIB para Educação

Nesta semana foi a vez dos trabalhadores da Embraer entrarem na campanha nacional em defesa do investimento imediato de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na Educação Pública. A coleta de votos para o plebiscito ocorreu, durante a entrada e saídas dos turnos no estacionamento da empresa. Os votos estão sendo colhidos nas três unidades da empresa na cidade de São José dos Campos.
A campanha, organizada pela CSP-Conlutas e várias outras entidades dos movimentos sindical e social do país, coloca em discussão a necessidade de o governo Dilma dar prioridade à educação pública e aumentar o repasse de recursos.
“Hoje, o governo destina 49,15% do orçamento para pagar juros aos banqueiros e apenas 2,9% para a educação. Isso é absurdo. "Só com investimento de fato e não só palavras a educação pode ser prioridade dos governos." Disse o cipeiro Wagner Fera.
A discussão tem obtido grande aceitação por parte dos trabalhadores, que têm participado ativamente do plebiscito.
A cédula traz as perguntas: “Você é a favor do investimento de 10% do PIB para Educação Pública Já?” As alternativas de resposta são Sim ou Não. 
Há também uma pergunta sobre a necessidade da construção de universidade federal e pública do Vale do Paraíba. A região é um grande polo industrial do estado de São Paulo e o maior polo tecnológico do país (IMPE, CTA, ITA). Porém na região o que se prolifera são faculdades particulares com qualidade de ensino duvidosa e mensalidades absurdas. O sindicato entrará com força na campanha pela Universidade Federal do Vale do Paraíba.
"No trabalho nos exigem muita formação, porém grande parte do nosso salário vai para pagar os estudos. Precisamos de uma universidade pública aqui na cidade!" Diz o operário e estudante Geraldo de jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário