terça-feira, 7 de agosto de 2012

Todos querem mudanças na PLR


Embraer desrespeita Comissão de  PLR

Mais uma vez, a Embraer desrespeitou os trabalhadores. Para garantir seus interesses, a empresa se recusou a acatar a proposta de PLR aprovada em assembleia e ainda assediou moralmente os membros Comissão a aceitar uma participação nos lucros rebaixada.

Comissão votou mudanças

Depois de 14 anos de questionamentos sobre a forma de pagamento da participação nos lucros e resultados, a Comissão de Negociação da PLR aprovou mudanças na distribuição.

No último dia 26, a maioria dos membros da Comissão votou para que o montante fosse retirado do lucro operacional da empresa e não do lucro líquido, como é hoje. O percentual foi definido em cerca de 15% do lucro operacional, para que o valor a ser dividido entre os funcionários fosse maior.

A retirada da PLR do lucro operacional proporcionaria um valor maior a ser distribuído entre os funcionários. Os últimos demostrativos financeiros da Embraer demostram que o lucro líquido tem sofrido quedas por conta da variação do dólar. Não podemos perder a PLR por conta de variações cambiais que são inerentes a nós.

PLR em partes iguais

Atendendo uma reivindicação histórica na fábrica, a Comissão também votou pela distribuição da PLR em partes iguais. Essa distribuição em partes iguais foi votada  pela maioria dos membros da comissão com intuito de acabar com o preconceito que a própria direção da empresa impõem dentro da fábrica.

Os funcionários da empresa tem que ser remunerados de acordo com sua experiência e formação. E para essa remuneração ser justa é que já existe as grades salariais. 

O fato é que o salário dos funcionários da Embraer está cada vez mais baixo, seja da produção ou administrativo. Prova disso, é que muitos funcionários da produção que fazem prova de API não conseguem ir trabalhar em setores da Engenharia ou outros setores do administrativo, dizem que o salário do trabalhador da produção é mais alto que destes setores.

Está provado que PLR do jeito que está hoje, acaba sendo INJUSTO para todos os funcionários da Embraer.

Assédio

A Embraer pressionou e assediou moralmente os membros da Comissão a mudarem seus votos. 

Como não possuem estabilidade, a maioria dos companheiros se sentiu coagida a acatar a posição empresa.

A Comissão foi criada pela própria Embraer para não negociar com o Sindicato. Agora, quando a Comissão atende as reivindicações dos trabalhadores, a empresa também desrespeita a Comissão.

A Comissão de PLR fez o seu papel e representou o desejo de mudança da maioria dos funcionários. Todos sabem que a PLR tem mais de 90% de rejeição na Pesquisa de Clima.

Transparência: Tire suas dúvidas!

Só a Embraer é incapaz de atender a vontade dos trabalhadores. Muitos chegaram até mesmo a duvidar das mudanças que foram discutidas e votadas na reunião. Por isso resolvemos publicar a Ata da reunião onde foram votadas as propostas de mudanças e também o texto de proposta de acordo apresentado para Embraer no qual ela rejeitou.

Click nos links abaixo e leia os documentos da negociação de PLR:

O link abaixo é o resumo das propostas de mudanças no acordo de PLR da Embraer que foram votados ponto a ponto. O que está em cor azul foram as mudanças aprovadas. Você também pode reparar que ao lado dos itens votados tem o resultado da votação:



O outro link abaixo é a copia do acordo já com as mudanças votadas pela Comissão de PLR no dia 26 de Julho. Em grifo amarelo está as mudanças propostas pela Comissão de PLR:



Nenhum comentário:

Postar um comentário