quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CAMPANHA SALARIAL: Trabalhadores do setor aeronáutico vão à luta por aumento real

O Sindicato e o grupo patronal do setor aeronáutico têm uma nova rodada de negociação na próxima segunda-feira, dia 22, às 14h.

A reunião acontece quase duas semanas depois de os trabalhadores da Embraer terem aprovado Aviso de Greve, em assembleia realizada no último dia 10.

Enrolação
A pressão dos trabalhadores não é por acaso. Enquanto fábricas de outros setores já estão fechando acordos próximos ou superiores a 2,7% de aumento real, o setor aeronáutico, comandado pela Embraer, continua com a proposta de dar somente a inflação do período.

Apesar da data-base ser 1º de setembro, até agora o setor aero só se reuniu duas vezes com o Sindicato.

E não é só: para dividir os trabalhadores, a Embraer teve a cara de pau em oferecer 1,5% de aumento apenas para os companheiros da fábrica de Botucatu. Mas a empresa teve a resposta que merecia. Por meio de plebiscito, os trabalhadores rejeitaram esse absurdo e decidiram continuar na luta por melhores salários.

Na categoria, negociações avançam
Com as negociações travadas nos grupos patronais, a Campanha Salarial começa a avançar nas fábricas, com fechamento de acordos com aumento real.

Em Jacareí, 80% dos trabalhadores já estão com a Campanha Salarial concluída, mas ainda há pendências principalmente nas fábricas menores.

Na Assecre, os trabalhadores tiveram uma importante conquista: agora, os cipeiros estão liberados para distribuírem materiais sindicais dentro das fábricas, o que fortalece nossa organização de base.

Também na Assecre, os empresários chegaram a 8,3% de reajuste. A proposta será votada em assembleias. Onde não houver acordo, terá mobilização.

Em algumas fábricas, como RFCom e Forming, haverá luta por menor custo dos benefícios.

Fundição
Até agora, apenas o grupo patronal de Fundição fechou acordo, chegando a 8% de reajuste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário