sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sindicato quer negociação justa! Não enrolação!

Email enviado pela FIESP ao sindicato

Hoje dia 24, a Embraer colocou em seus murais um informativo sobre a Data-base 2009 - 2010. Num dos parágrafos deste papel a empresa diz que: "neste momento a FIESP está aguardando resposta dos sindicatos envolvidos para que as negociações tenham início."

Na imagem à cima você pode ler um email da FIESP enviado hoje para o sindicato, via o email da advogada do sindicato (Maria Lucia). O email CANCELA uma possível reunião para o dia 27/09. Mas atentem para o fato de na primeira linha do email, de que a FIESP confirma a conversa ocorrida com o sindicato no dia 23. Está conversa foi uma reunião informal para justamente tratar de uma possivel reunião de negociação.

Esclarecimentos

Primeiro queremos deixar bem claro que a empresa, não pode noticiar falsas informações em seus murais, causando duvidas e confusão entre seus funcionários. Os informativos da empresa devem informar e não causar mais duvidas. Neste mês o sindicato já procurou a FIESP duas vezes. Porém sempre com recusa de negociar como setor aeronáutico.

Segundo, queremos esclarecer a todos os trabalhadores da Embraer que o sindicato dos metalúrgicos sempre procurou a negociação com a empresa para poder atender os anseios de seus trabalhadores. Os últimos acordos de compensação, provam isso.

A empresa justifica que a negociação salarial só pode ser com a FIESP. Mas como vocês podem também ler no email logo acima em parênteses, a FIESP diz coordenar a negociação do Grupo 10 Inorganizados e 8 sindicatos patronais.

Aqui meus amigos está o problema, este grupo de inorganizados, tem empresas de diversos ramos econômicos. É justamente por não ter um setor econômico definido, e que eles sempre propõem baixos incides de reajuste nas negociações. Como no ano passado, em que a FIESP (representando esse tal grupo de inorganizados e Embraer) acabou só oferecendo a inflação de 4,44%.

O Sindicato dos Metalúrgicos sempre esta dispostos a negociar. Mas para que toda negociação possa ter bons resultados, ela primeiramente deve se basear em condições mais claras e justas, que possam de fato refletir a realidade produtiva do setor aeronáutico como Embraer e outras empresas da nossa região como Latecoere, C&D, Sobraer, Aernnova, etc.


Nós trabalhadores só queremos ser reconhecidos pelo nosso trabalho! Queremos aumento salarial de 9% e as cláusulas sociais. Chega de enrolação!

2 comentários:

  1. Para de enrolar embraer, estamos trabalhando demais. Muita hora-extra. Na cablagem estamos trabalhando por 3. Queremos nosso aumento!!

    ResponderExcluir
  2. PARABENS COMPANHEIROS DE EUGENIO DE MELO AQUI NA FARIA LIMA QUEREMOS O MESMO PARAR E VOTAR TAMBEM SEM FAIXA ISSO MOSTRA PARA EMPRESA NOSSA FORÇA E GARRA

    ResponderExcluir