sábado, 16 de outubro de 2010

A bomba relógio foi armada!!!!

Na próxima terça-feira dia 19, haverá uma reunião de negociação da campanha salarial entre os Sindicatos dos Metalúrgicos e a FIESP. Essa reunião é resultado da pressão e da luta dos trabalhadores da Embraer e do setor aeronáutico.

Desde o mês de Julho o sindicato tem tentado discutir o reajuste salarial e a assinatura das cláusulas sociais. Mas as empresas se recusavam a discutir. Os trabalhadores cansados de tanta enrolação participaram massivamente das assembléias, e inclusive votaram estado de greve.

Este ano o sindicato dos metalúrgicos de Botucatu está junto com os sindicato de São José dos Campos nas negociações. Todos os trabalhadores do setor aeronáutico estão só esperando o chamado dos sindicatos para irem a luta.

O setor aeronáutico foi um dos que mais lucrou no ultimo período, e contra qualquer planilha ou indicativos que os executivos da empresa gostam de mostrar aos trabalhadores, tem a realidade vivida no chão de fabrica. O ritmo de trabalho tem acelerado, os programas de reestruturação produtiva (Lean-Kaizen) mais o aumento de volume de entregas de aeronaves faz com que os trabalhadores não caiam nas mentiras e lamentações dos executivos da empresa.

As horas-extras aumentaram consideravelmente. Há atraso na entrega de aeronaves, e os trabalhadores sabem disso. Na ultima quarta-feira a empresa colocou um comunicado nos murais da fábrica implorando aos seus funcionários que "tivessem mais preocupação com o futura da empresa". Os trabalhadores se indignaram com essa afirmação. Pois se hoje a Embraer pode ser vista como um dos motivos de orgulho do povo brasileiro é graças a dedicação e determinação de seus trabalhadores.

Quem deveria parar de se preocupar somente no lucro de acionistas e de fato pensar no futuro da Embraer e da aviação brasileira são os seus administradores.

A bomba relógio foi armada, o alicate para cortar o fio azul ou o vermelho está na mão dos trabalhadores. Essa decisão está por vir!

Um comentário:

  1. F65/2 MATERIAL COMPOSTO18 de outubro de 2010 às 14:33

    SE DEPENDER DE MIM E MUITOS OUTRO COMPANHEIROS QUE EU CONHEÇO ESTA BOMBA JA ESTA ESTOURADA QUEREMOS GREVE PARA MOSTRAR PARA EMPRESA QUE CANSAMOS DE PALHAÇADA, QUEREMOS NOSSOS DIREITOS NADA MAIS DO QUE ISSO; EI EMBRAER A ESCRAVIDÃO ACABOU FAZ MUITO TEMPO SEUS DIABOLICOS.

    ResponderExcluir