segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SINDICATO DEFENDE, EM BRASÍLIA, REDUÇÃO DA JORNADA NA EMBRAER

A jornada de trabalho na Embraer esteve em pauta, na ultima quarta-feira, dia 26, em Brasília. O presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Herbert Claros, reuniu-se com a coordenadora da Secretaria de Relações do Trabalho, Paula Leal, e reivindicou que o Governo Federal pressione a Embraer para que reduza a jornada dos trabalhadores para 40h semanais. Com esta mudança, seriam abertas de imediato 1.800 vagas de trabalho na metalúrgica.

O sindicato há muito tempo insiste na negociação com a empresa para reduzir a jornada de trabalho, mas a Embraer sempre foge do assunto alegando que este é um assunto que deve ser somente em Brasília. A empresa é insencivel a vontade e bem estar dos trabalhadores.

Paula Leal afirmou que, ao contrário do que a Embraer insiste em dizer, a empresa pode negociar a jornada direto com o sindicato, sem que seja necessário aguardar a aprovação do projeto que está em tramitação no Congresso Nacional. A Embraer possui hoje a maior jornada de trabalho do setor aeronáutico no mundo, com 43,5h semanais.

O fato é que os dois lados querem se omitir das discussões. O governo, por não interferir na questão a favor dos trabalhadores, e a Embraer, que se recusa a discutir o assunto com o Sindicato. Este ano, vamos intensificar nossa campanha a favor da redução da jornada. Vamos mobilizar toda a classe trabalhadora com esta bandeira”, afirma Herbert Claros.

Os trabalhadores da Embraer aprovaram, em dezembro de 2010, em assembleia, a campanha para a redução da jornada, sem redução de salário e sem banco de horas.

Um comentário:

  1. GALERA ACHEI ESSA NOTICIA FRESQUINHA QUERO VER VIR FALAR DE CRISE NA PLR
    http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201102230741_TRR_79543934

    ResponderExcluir