domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ação exige que Embraer pague adicional de Insalubridade

Embraer sempre se recusou a fazer o pagamento, mas adicional é direito previsto na legislação

O Sindicato acaba de encaminhar uma ação à Justiça pedindo que a Embraer faça o pagamento do adicional de insalubridade aos seus funcionários.
A medida foi tomada como tentativa de colocar fim a um problema que persiste há vários anos. Porque, embora a Embraer tenha diversas áreas que apresentam riscos à saúde, a empresa insiste em negar o pagamento da insalubridade aos seus trabalhadores.
O Sindicato não concorda com essa postura e, por isso, encaminhou uma ação à justiça, solicitando inclusive a realização de uma perícia nas unidades da empresa para se constatar o problema.
Entenda

O adicional de insalubridade é um direito previsto na legislação trabalhista e deve ser concedido a todos trabalhadores que são expostos a agentes nocivos à saúde acima dos limites tolerados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Esses riscos são divididos em três graus: mínimo, médio e máximo.
Quem está exposto a um grau mínimo, tem direito a um adicional de 10% sobre seu salário e no nível médio, o adicional é de 20%. No grau máximo o percentual é de 40%.
Contagem Especial para Aposentadoria

Além disso, quem recebe adicional de insalubridade tem direito a contagem especial de tempo para a aposentadoria. Uma espécie de bônus concedido ao trabalhador que passou a vida em uma função que o expõe a algum risco a sua saúde.
Com isso, ao invés de trabalhar 35 anos para se aposentar, um trabalhador que se expôs a agentes nocivos pode ter direito de se aposentar com apenas 25 ou 30 anos de trabalho, dependendo do caso.

3 comentários:

  1. usamos muitos produtos químicos. E tenho muitos amigos com problemas de pele. Parabéns sindicato pela luta

    ResponderExcluir
  2. F65/2 MATERIAL COMPOSTO12 de março de 2011 às 23:54

    economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx
    entram neste link para todos verem como a embraer e fala que ta no vermelho ainda

    ResponderExcluir
  3. pois a empresa so ve o lado dela...e nao o dos funcionarios...pois eles exigem muito dos funcionarios para que a empresa melhore mais para nos nao existe melhoria nenhuma principalmente no salario...querem muito esforço dos funcionarios mais nao se esforçao para nada...e o unico aumento que existe na empresa é de serviço porque o salario continua o mesmo...ja esquecerao ate do discidio...

    ResponderExcluir