segunda-feira, 23 de maio de 2011

Embraer tentar enrolar trabalhadores


Os trabalhadores da Embraer foram surpreendidos nas últimas semanas com uma série de reuniões em todos os setores da fábrica.

Em cada uma, um diretor da empresa apresentou aos trabalhadores dados, gráficos e números com um único objetivo: tentar convencer sobre um suposto estado de penúria financeira da empresa.

Só que para isso, utilizou argumentos tão fracos, a ponto de fazer qualquer trabalhador perceber claramente a manobra. O primeiro ponto explorado é o salário dos trabalhadores que, segundo a empresa, aumentou 140% nos últimos 10 anos.

Um cálculo fantasioso, já que soma grosseiramente os percentuais de reajustes concedidos no período, sem considerar a reposição da inflação e sem deixar claro que o aumento real, que é o que vale, foi ínfimo.

Em contrapartida, o diretor diz que o preço do avião aumentou apenas 26% no mesmo período. E que a empresa ainda enfrenta a desvalorização do dólar que, hoje, chega a R$ 1,55. O câmbio seria um fator importante, pois seus principais clientes estão nos Estados Unidos.

Para fechar a apresentação, o diretor termina da forma preferida pela empresa no trato com seus trabalhadores: com truculência e ameaça.

Diz que se a situação continuar assim, em alguns anos vai compensar para a Embraer fabricar seus aviões fora do país.

Click AQUI e baixe o jornal especifico da Embraer

Um comentário:

  1. sera que algum dia os funcionarios da embraer vão se unir?o que vemos hj em dia na fabrica é o cada um por si,enquanto não acontece comigo azar dos outros,olha aplr da gm..sera que ela lucra 10 vezes mais que a embraer?acorda povão,vcs nem imaginam a força q tem...

    ResponderExcluir