segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Embraer leva discussão sobre redução da jornada para Campanha Salarial


Assembleia dia 11
Agora na campanha salarial intensificaremos a nossa luta pela redução da jornada de trabalho na Embraer.

Representantes da empresa se recusaram a chegar a um acordo durante a Mesa Redonda ocorrida na sexta-feira, dia 12, no Ministério do Trabalho.

O encontrou reuniu representantes da Embraer e do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas. Para justificar a resistência ao acordo, a empresa afirmou que o assunto será tratado nas negociações da data-base.

A redução da jornada para 40 horas semanais é uma das principais bandeiras dos funcionários da Embraer nesta Campanha Salarial. A reivindicação foi aprovada na assembleia dos trabalhadores ocorrida na última quinta-feira, dia 11.

A Mesa Redonda foi agendada pelo próprio Ministério do Trabalho, já que a Embraer insistia em rejeitar a reivindicação dos trabalhadores. A empresa possui a maior jornada de trabalho entre as empresas do setor aeronáutico no mundo, de 43h semanais. No encontro, representantes do Sindicato reafirmaram a necessidade de discussão direta com a Embraer, e não com a Fiesp.

A Embraer também argumentou, durante a Mesa Redonda, que está acompanhando a votação do projeto de lei que prevê a redução da jornada de 44h para 40 horas em todo o País. Esta postura, entretanto, não é considerada suficiente pelo Sindicato e pelos trabalhadores.

“Não vamos esperar que o Congresso Nacional vote este projeto, que há anos está em tramitação. Nós vamos à luta para arrancar as 40h nesta Campanha Salarial. Também vamos pressionar o Governo Federal, que não pode simplesmente ficar omisso num assunto tão importante para a classe trabalhadora, principalmente em uma empresa em que tem ações com poder de voto”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Herbert Claros da Silva.

Clique aqui para baixar a Ata da reunião em São Paulo

2 comentários:

  1. É isso aí! Vamos reduzuir a jornada de trabalho... teremos mais tempo para estudar e tempos para nosso familiares... para nós mulheres será uma maravilha!! Vamos com tudo!!

    ResponderExcluir
  2. Espertinha essa embraer....

    ResponderExcluir