domingo, 18 de setembro de 2011

Metalúrgicos aprovam, em assembleia, semana de greves

Os metalúrgicos iniciam nesta segunda-feira, dia 19, uma semana de greves nas fábricas de São José dos Campos e região. Em Assembleia Geral realizada neste domingo, os trabalhadores reprovaram as propostas patronais apresentadas na última sexta-feira, dia 16, em mesa de negociação. Já na TI Automotive, os trabalhadores conseguiram arrancar aumento de proposta após entrarem em greve por tempo indeterminado.

Os setores que negociaram sexta-feira com o Sindicato  avançaram nas propostas, mas ainda não chegaram próximos às reivindicações da categoria. Foram as seguintes propostas:

Setor de autopeças - 9,55% (inflação mais 2% de aumento real)
Fundição, Estamparia, Trefilação, Refrigeração e Laminação – 9,50% (inflação mais 1,9% de aumento real)
Eletroeletrônicos e máquinas – 9,25% (inflação mais 1,7% de aumento real)

Na TI Automotive, do setor de autopeças, a negociação foi direta entre empresa e Sindicato dos Metalúrgicos. Pressionada pela greve iniciada pelos trabalhadores na quinta-feira, dia 15, a empresa propôs 10,3% de reajuste salarial, sendo inflação mais 2,7% de aumento real, mais um abono de R$ 2.200. Além disso, os metalúrgicos também conquistaram 90 dias de estabilidade no emprego e direito a eleger um delegado sindical. Dos quatro dias parados, apenas um será descontado pela empresa. A proposta será levada para votação em assembleia na porta da fábrica.
Semana passada, metalúrgicos de 24 fábricas da região realizaram paralisações. Como não houve acordo com os patrões, as greves devem se estender para outras empresas e por tempo indeterminado.


Na Embraer os metalúrgicos realizaram assembleias no pátio nas semana passada e referendaram a proposta de que a empresa negocie diretamente com o sindicato agora no mês de setembro. Essa reivindicação se faz por no acordo do ano passado ficar pre-acordado na mesa de negociação que a data-base deste ano seria em setembro.


“As paralisações que aconteceram semana passada foi só o começo. Agora, os trabalhadores vão intensificar as mobilizações e partir pra greve. Não tem mais volta. Sem acordo, não vai ter produção”, afirma o secretário-geral do Sindicato, Luiz Carlos Prates.


Um comentário:

  1. Herbert, a galera quer greve de qualquer jeito. a gente ja sabe que Embraer não vai dar o aumento justo pra noís. Ela vai dar muito pouco por liberalidade só pra não dar um aumento que a gente merece.
    Se na GM e outras fa´bricas o aumento é bom. porque aqui vai ser diferente? Avião é caro demais, só o nosso salario que é barato.

    ResponderExcluir