quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fiesp/Embraer fazem proposta rebaixada para setor aeronáutico: apenas 7,5%

Na maior cara de pau, a Fiesp/Embraer propuseram, na última rodada de negociação nesta terça, dia 19, um reajuste salarial de 7,5% para empresas do setor aeronáutico com mais de 35 trabalhadores. Além disso, o reajuste seria condicionado a um teto: quem ganha acima de R$ 4.500 teria um fixo de R$ 337,50.

É claro que essa proposta absurda foi rejeitada pelo Sindicato na mesa de negociação. Para empresas com menos de 35 funcionários, a proposta é ainda pior: 6,5%.

Tem mais: a Fiesp/Embraer ainda insistiram que a data-base é 1º de novembro.

Diante desse quadro, a resposta dos trabalhadores será uma só: mobilização!

Antes mesmo da apresentação de proposta, os trabalhadores de todo o setor já haviam aprovado estado de greve e demonstraram que estão dispostos a lutar.

As mobilizações já começaram na Embraer, Sobraer, Sopeçaero, Eleb, Graúna, Latecoere, Aernnova, C&D, Friulli, Status, Vectra, Winnstal, Magap, Mirage, Tracker e Lomavir.

Na Embraer houve assembléias nas duas unidades (Faria Lima e Eugênio de Melo), o que significa a mobilização de 13 mil trabalhadores e muita pressão sobre os patrões.

A pauta de reivindicações inclui 15,57% de reajuste, redução da jornada, estabilidade para lesionados até a aposentadoria e data-base em 1º de setembro.

Contrato bilionário 
Esta semana, a Embraer anunciou a assinatura do maior contrato de sua história na aviação executiva e que pode ultrapassar 1 bilhão de dólares.

3 comentários:

  1. Tem que forçar ela a dar os 15%, é um absurdo ela querer dar esmola, tem que forçar ela a contratar o pessoal que saiu, quem ficou esta fazendo horas extras todo final de semana, enquanto os trabalhadores estão aqui fora sem emprego.

    ResponderExcluir
  2. F65/2 MATERIAL COMPOSTO21 de outubro de 2010 às 20:54

    QUERO VER A EMPRESA TER A CARA DE PAU DE FALAR QUE NÃO TEM DINHEIRO AGORA, TEMOS QUE BRIGAR POR UM AUMENTO DE DATA BASE BOM PARA TODOS, NÃO ESSA MERRECA QUE ELES OFERECERÃO,PALHAÇOS!!!

    ResponderExcluir
  3. Vamos parar tudo, não da para aguentar mais, é muita exploração. Ela só esta anunciando o fechamento de mais vendas e o aumento nada. Tem que parar de fazer hora extra e chamar o pessoal de volta também. ´´E só ela querer que da para fazer as duas coisas, mas para isso temos dar um basta na exploração. A Embraer só é o que é por causa dos trabalhadores, se os funcionários pararem quero ver sair avião. Vamos forçar pessoal.

    ResponderExcluir