sábado, 9 de outubro de 2010

Metalúrgicos da Embraer ameaçam entrar em greve

Matéria da Folha de São Paulo - 08 de Outubro de 2010

Metalúrgicos da Embraer entraram em estado de greve nesta sexta-feira tentando pressionar a empresa a avançar nas negociações salariais da categoria, segundo o Sindicado dos Metalúrgicos de São José dos Campos. Já são 13,2 mil aderindo à proposta.


Os trabalhadores pedem 15,57% de aumento salarial, redução da jornada para 36 horas, licença maternidade de 180 dias e a inclusão na convenção de trabalho da indústria aeronáutica de uma cláusula que dê garantias aos metalúrgicos em casos de acidente de trabalho.


Segundo o sindicato, a indústria aeronáutica é a única que não dá estabilidade a trabalhadores que adquirem doenças no trabalho, como a surdez.


Na quarta-feira, 1.200 metalúrgicos da unidade Eugênio de Melo votaram o estado de greve. Hoje outros 12 mil, da unidade Faria Lima, decidiram sobre o tema. As duas unidades ficam em São José dos Campos.


Na terça-feira, metalúrgicos da Eleb, empresa de propriedade da Embraer, também aprovaram estado de greve.


O vice-presidente do sindicato Herbert Claros disse que a Embraer criou um "cartel" que impede as demais empresas da escala produtiva a negociar salários separadamente. Ele diz que estão nesta situação 23 empresas com 5 mil trabalhadores, no total.

Segundo o vice-presidente, a Embraer e representantes de outras empresas do setor deverão se reunir em 14 de outubro. Se as negociações não avançarem eles dizem que entrarão em greve, paralisando a produção.


A Embraer informou que não foi notificada oficialmente sobre o estado de greve. A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que representa a empresa em negociações trabalhistas, informou que não se pronuncia sobre esses casos.

Fonte: folha.com

4 comentários:

  1. gostei, pois estes espaço é nota dez. a galera estava esperando isto mesmo

    ResponderExcluir
  2. Esse ano nao tem palhacada. estamos cansados de papinhos de supervisor e gerentes falando q a empresa ta ruim. Vcs acham q somos burros. Ate uma criança sabe q aviao é caro demais. Se fazemos aviao, queremos aumento digno. Senáo vai ser greve!!!!

    ResponderExcluir
  3. PALHACADA!!!!!!!
    A FABRICA MANDA OS FEITORES (SUPERVISORES) A ATERROZIRAR ATE HUMILHAR O PIAO DIZENDO QUER GANHAR BEM ESTUDA VIRA ENGENHEIRO QUER PLR BOA VAI ESTUDAR IGUAL A VC TA CHEIO QUERENDO ENTRAR E UM BANDO DE DESGRACADO GREVE GERAL OPERACAO TARTARUGA QUALQUER COISA A EMPRESA ACHA QUE SOMOS BURROS

    ResponderExcluir
  4. F65/2 MATERIAL COMPOSTO18 de outubro de 2010 às 14:24

    ESTE ANO NÃO PODEMOS ACEITAR A EMBRAER ENFIAR GUELA ABAIXO SO A INFRAÇÃO DENOVO ESTAMOS UNIDOS E VAMOS PARAR, GREVE GERAL A EMPRESA PRECISA SABER QUE ESTAMOS DESGOSTOSOS COM A PALHAÇADAS QUE ELA ESTA FAZENDO COM OS FUNCIONARIOS(AS)!!!!!

    ResponderExcluir