quinta-feira, 20 de outubro de 2011

TRT propõe reajuste de 11%, em audiência sobre Sobraer

Sem acordo com a empresa, nova audiência será realizada no próximo dia 8

Em audiência nesta quarta-feira, dia 19, o juiz desembargador Lourival Ferreira dos Santos, do TRT da 15ª Região, em Campinas, apresentou uma proposta de conciliação para o dissídio da Campanha Salarial na Sobraer.

A proposta prevê 11% de reajuste, vale-alimentação no valor médio de uma cesta básica e redução no desconto referente ao transporte, de 6% para 5%. O TRT propôs ainda estabilidade de 60 dias a partir de 3 de outubro, data em que começou a greve dos metalúrgicos.

Não houve acordo por parte da empresa, que se manteve irredutível em aceitar a proposta do Tribunal. Uma nova audiência acontecerá no dia 8 de novembro.

Até lá, Sobraer e Sindicato deverão se reunir para tentar um acordo. Também deverá ser discutido sobre outras reivindicações dos trabalhadores como Delegado Sindical, dias parados e redução da jornada de trabalho.

“Esperamos que a empresa mude a postura intransigente que demonstrou na audiência e em toda a Campanha. Só depende da Sobraer chegar a um acordo que contemple seus trabalhadores”, avalia o diretor do Sindicato, José Dantas Sobrinho.
Saiba maisA greve dos metalúrgicos da Sobraer durou 11 dias e foi suspensa no último dia 14. Diante da força da mobilização, a empresa, que é uma das principais fornecedoras da Embraer, impôs uma forte repressão e assédio moral sobre os trabalhadores.

De forma truculenta e arbitrária, apoiada pela Polícia Militar, a Sobraer pressionou de várias formas, desde enviar cartas e ligar com ameaças para a casa dos funcionários até a chefia ir buscar os trabalhadores em suas casas. A empresa chegou a obter um Interdito Proibitório, visando impedir a realização de assembleias.

Há duas semanas, o Sindicato entrou com Dissídio Coletivo no Tribunal por conta da falta de diálogo da empresa. Nesta quinta-feira, dia 20, o Sindicato realiza assembleia com os trabalhadores na fábrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário