terça-feira, 1 de novembro de 2011

Quinta-feira é dia de assembleias!!

Fiesp propõe INPC mais 2,42% de aumento real para setor aeronáutico


Em contato com o Sindicato, nesta terça-feira, dia 1º, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) fez uma nova proposta de reajuste salarial para os trabalhadores do setor aeronáutico, que prevê reposição integral do INPC mais 2,42% de aumento real.

A proposta será levada para votação em assembleia dos trabalhadores da Embraer, na próxima quinta-feira, dia 3. Se for aprovada, os trabalhadores terão um reajuste salarial de, aproximadamente, 9,4%, a depender da inflação do período de novembro de 2010 a outubro de 2011 (ainda não fechada).

A Fiesp avançou na proposta da Campanha Salarial após a mobilização dos metalúrgicos do setor. Os trabalhadores da Embraer, Aernnova, Latecoere e Alestis realizaram assembleias na entrada do primeiro turno nesta terça, antes da apresentação da nova proposta da Fiesp. Nas assembleias, os trabalhadores reafirmaram a rejeição à proposta de 1,5% de aumento real apresentada ontem na mesa de negociação e rejeitada pelo Sindicato.

Em sua nova proposta, além do aumento real oferecido que é o mesmo conquistado pelo restante da categoria, a Fiesp também aceita mudar a data-base de novembro para setembro a partir de 2012. Esta é uma antiga reivindicação dos trabalhadores, que passaria a ter a mesma data-base de toda a categoria.

A Embraer é a maior fábrica do setor aeronáutico no país, com cerca de 12 mil funcionários em São José dos Campos.

Começamos com a campanha com greve
No dia 22 de setembro, os trabalhadores da Embraer chegaram a realizar greve de 24 horas pela Campanha Salarial. A mobilização foi fundamental para que a Fiesp (que representa a Embraer nas negociações salariais) avançasse nas propostas, principalmente pela reivindicação da mudança da data-base para Setembro. Em todas as fábricas do setor, também foi votado estado de greve.

“Os trabalhadores da Embraer e de todo o setor aeronáutico têm se mantido mobilizados durante toda a Campanha Salarial por suas reivindicações. Em assembleia, nesta semana, os trabalhadores decidirão sobre a nova proposta”, afirma o vice-presidente do Sindicato Herbert Claros.

As assembleias começam na Embraer, na quinta-feira, e em seguida serão realizadas nas demais fábricas do setor.

Um comentário:

  1. Temos que fazer Greve geral só assim essa empresa vai dar valor nos trabalhadores sou a favor da greve

    ResponderExcluir