sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os metalúrgicos da Embraer estão de LUTO


Morte de metalúrgico revela negligência da Embraer

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, considera que houve negligência por parte da Embraer, no acidente que resultou na morte do monitor de montagem elétrica Vinícius Machado Mendes, 29 anos.
O trabalhador morreu nesta quinta-feira, dia 1º, ao ter a cabeça prensada entre duas portas acionadas por sistema elétrico, dentro da fábrica, no hangar de montagem final de aeronaves, no F220. Vinícius trabalhava há oito anos na fábrica, era casado e tinha uma filha de cinco anos.
O acidente aconteceu por volta das 8h45, quando Vinicius acionou um botão para que a porta do hangar do F-220 se abrisse. Ao que tudo indica, simultaneamente, um outro funcionário que estava do lado oposto acionou o botão para que a porta se fechasse. Com isso, a cabeça de Vinícius foi pressionada.
No local, não há qualquer dispositivo de segurança que impedisse o acidente, o que é responsabilidade da empresa. O risco dessa situação já havia sido apontado anteriormente por trabalhadores do setor à Embraer.
Acionada pelo Sindicato, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e a Polícia estiveram hoje no local para apurar as condições em que o acidente ocorreu, mas ainda não há data para divulgação de laudo técnico.
A morte de Vinícius Mendes mostra o descaso da Embraer com a segurança de seus funcionários. Somente este ano, ocorreram pelo menos outros dois acidentes graves. Em um deles, uma trabalhadora teve parte do dedo decepada por uma máquina. Em outro, o trabalhador teve a testa atingida por um equipamento. Três meses após o acidente, o mesmo trabalhador foi demitido.
O Sindicato vai intensificar a mobilização na fábrica para exigir medidas imediatas e permanentes que garantam a saúde e segurança de todos os trabalhadores. A entidade também acompanhará as investigações do caso para que tudo seja apurado e os culpados sejam responsabilizados.

4 comentários:

  1. estou de luto desdo 19/02/09

    fora a humilhaçao e as coisas que ouvi do

    super visor embraer s/a

    ResponderExcluir
  2. Como todos nós sabemos temos problemas em relação à acidentes graves nas unidades da EMBRAER, porem muitos deles que são graves infelizmente nem a Empreza e nem o sindicato divulgam para conhecimento coletivo...Isso é um absurdo mas oque realmente pesamos nisso tudo é que esses sindicalistas dentro da Empreza não cumprem com seu papel...90% deles jogam para a Empreza...e o pior de tudo caros colegas é que estão perdendo a credibilidade. ESSA É UMA CRÍTICA CONSTRUTIVA...atenção Sindicato precisam se organizar melhor...

    ResponderExcluir
  3. É muito triste perder um colega de trabalho desta forma, e pior infelizmente tudo o que o Hebert diz é verdade, o numero imenso de pessoas doentes trabalhando e acidentes de trabalho e este caso citado de demissão não é o unico e nem o 1º,se o sindicato procurasse verificar nos amblatórios os casos de demissão, achariam um buraco imenso. a partir do momento que uma pessoa se machuca na célula,ou é afastada por medico, a célula perde pontuação e todos os colegas de trabalho incluindo o supervisor e gerente passa a ver a pessoa acidentada como um mal funcionario. desencadeando ao funcionario até uma depressão. Em seguida a demissão. Ta muito complicado trabalhar na Embraer.

    ResponderExcluir
  4. conheço muitos amigos nessa fabriqueta,a verdade é que depois que a pessoa se lesiona vira um estorvo para a empresa,sendo mal visto até por alguns colegas puxa-saco,mas não deixem de lutar por seus direitos,vão até o fim doa a quem doer...e o sindicato deveria entrar com uma ação coletiva em prol de todos os lesionados demitidos,pq o número ia ser grande e queir aver explicar tantos lesionados comprovados com exames e tudo o mais,manifestações em frente ao inss tb seria uma boa idéia...fica a dica...

    ResponderExcluir